Barracas Voadoras - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Não vire uma asa delta na montanha!

Barracas Voadoras


Categoria: Equipamentos

Confira neste texto algumas dicas para se evitar que sua barraca voe em montanhas! Ah! E e as dicas servem para todos os modelos de barracas!!!

"Se vocês não abrirem a porta, eu vou soprar e soprar e soprar... E o porquinho que construiu a pequena casa de palha dava risada do lobo mal, exclamando: Pode soprar, pois esta casa não vai conseguir derrubar. Assim o lobo soprou, e a casa voou..."

Além do conto dos três porquinhos, muitas outras histórias conhecemos de "casas", ou melhor, barracas que voaram, seja em cumes de montanhas aqui no Brasil, ou de acampamentos base em alta montanha. Uma dessas histórias ouvi de um amigo, qual a intitulou como a "Noite das barracas voadoras".

Aliás, recentemente ocorreu um caso em que uma barraca voou na cordilheira dos Andes, deixando um andinista com fratura exposta a espera de socorro!

Mas o que se fazer para evitar que nossas "casas" saiam voando como na história dos três porquinhos???

Bom, basicamente, a primeira coisa a se fazer é a mesma que na historinha dos Três Porquinhos! Não, não pense que agora você terá que levar cimento e concreto para as montanhas. O que quero falar é que da mesma forma que a casa de palha não resistiria ao lobo, de nada serve uma barraca de praia em uma montanha.

Montanhas possuem um clima completamente diferente das praias, com muito mais vento, frio e etc. E, além disso, o solo nas montanhas é muito mais fraco e rochoso que nos campings espalhados pelas belas praias brasileiras.

Um exemplo disso, é que barracas para montanhas possuem uma linha muito mais voltada à resistência que ao conforto. E vemos claramente estas diferenças, quando analisamos a altura da barraca. Barracas de montanha são bem baixas, para evitar que fiquem muito expostas ao vento e também para concentrar seu "CG" o mais baixo possível. Veja mais em "Como Escolher Uma Barraca."

Contudo, também não resolve uma excelente barraca de montanha, se você não souber como armá-la!

Algumas dicas para se evitar que uma barraca voe em montanhas, e que servem para todos os modelos:

1. Estique-a bem! Barracas bem esticadas resistem muito mais ao vento forte.

2. Use e abuse das estacas (espeques), use todos os pontos de ancoragem da barraca.

3. Utilizando cordeletes, ancore sua barraca em uma pedra ou uma arvore, quando estiver prevendo vento muito forte ou quando o terreno não ajudar muito na fixação da mesma.

4. Se possível, faça uma pirca (cerca de pedra) ao redor da barraca ou de onde vier o vento, principalmente quando estiver em região de alta montanha.

5. Caso o local do teu acampamento seja sobre neve, é interessante pisotear bem o local, compactando a neve. E utilize-se dos bastões de esqui ou do piolet para ancorar a barraca, enterrando-o na neve!

6. Deixe-a numa posição cômoda ao vento. Eu costumo deixa-la com a traseira contra o vento.

7. Evite deixar portas abertas quando não estiver na barraca. Uma rajada de vento pode transformar a barraca numa asa delta!

8. Verifique sempre as varetas da barraca. Principalmente se estas forem de fibra de vidro. Estas costumam rachar e te deixar na mão na hora do aperto!

9. Evite deixar a barraca exposta ao sol por longos períodos. O sol enfraquece o nylon, deixando-o vulnerável a rasgos, os quais possuem o mesmo efeito de asa delta quando expostos ao vento.

10. Da mesma forma, não a guarde úmida, pois também enfraquece o nylon.

Saiba mais:

:: Como escolher uma barraca ,




Publicidade:


Serviços Especializados


LOJA ALTAMONTANHA

Publicidade

Publicidade