Como lavar uma jaqueta ou saco de dormir de pluma de ganso - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Dicas

Como lavar uma jaqueta ou saco de dormir de pluma de ganso


Categoria: Equipamentos

Muitas pessoas perguntam como lavar produtos de pluma de ganso. Se você tem esta dúvida, leia bem este artigo antes de pôr seus produtos numa máquina de lavar roupas.

A Pluma de ganso (também chamada de duvet) ainda é um dos melhores produtos para isolamento de frio, por isso é bastante popular o uso de sacos de dormir e também jaquetas de pluma de ganso em montanhas geladas. O motivo pelo qual isso acontece é que a pluma faz um isolamento com ar muito eficiente e o ar é o melhor isolante térmico que existe.

O problema da pluma é a umidade. Se esse material molhar vira um tipo de papa e perde totalmente sua função de aquecimento, pois as plumas deixam de gerar um colchão de ar. Além do mais, se não for secado adequadamente, para que as plumas molhadas se soltem durante o processo de secagem, o material fica danificado permanentemente, aí está o problema em levar este material.

Antigamente as lavanderias no Brasil não tinham equipamento para lavar as plumas corretamente, isso mudou, mas se você optar lavar em lavanderias pergunte antes se eles sabem lavar corretamente, pois como verá abaixo lavar uma pluma pode ser um pouco complexo.

Veja abaixo como se lava roupas ou um saco de dormir de pluma de ganso:

1-A máquina de lavar roupas precisa ser pelo método de tombamento, que são com entrada frontal (máquinas com eixo de revolução horizontal) de grande capacidade. Infelizmente poucas pessoas possuem esse tipo de máquina de lavar no Brasil, sendo que a grande maioria possuem os modelos de eixo de revolução vertical (que pode estragar produtos com duvet). Você deve lavar uma peça de roupa por vez, sendo que para saco de dormir o ideal seria utilizar uma máquina comercial com capacidade maior.

2-Deve ajustar a máquina para água morna (não use água quente e nem água fria), com sabão em pó neutro, sem odorizante (talvez esse termo não exista em português, mas aromatizante me soa meio culinária) e sem corante. Na América do Norte existe um produto próprio chamado Down Wash Plus da Ganger. Não use detergente líquido, amaciante, branqueador e muito menos odorizante.

3-Depois de lavado repita o processo de enxágüe duas vezes, para certificar que não tenha ficado nenhum resíduo de sabão.

4-Para secar você deve usar uma secadora comercial de entrada frontal (eixo de rotação horizontal) ajustado para baixo calor (low heat). Você deve colocar na máquina junto com a peça de roupa ou saco de dormir algumas bolinhas de tênis limpas (para massagear o duvet no processo de secagem e ajudar a soltar as plumas). É muito importante que você seque o duvet completamente para que readquira a característica isolante. Quando o duvet começar a secar recomenda-se que retire o produto da secadora ocasionalmente, sacudindo para ajudar a soltar as plumas. Esse processo é muito importante, pois se o duvet secar na forma empapada vai perder a expansibilidade e nunca mais voltará a funcionar como isolante. Uma jaqueta pode levar de 2 a 3 horas para secar, e um saco de dormir até 6 horas (esses tempos são referências, mas eventualmente pode demorar mais).

Dito isso fica claro que é bastante difícil conseguir uma estrutura adequada para lavar produtos de duvet no Brasil, e caso consiga você tem que tirar o dia para isso e ter paciência para acompanhar todo o processo, especialmente no decorrer da secagem para sacudir o produto e ajudar na soltura das plumas.

Em geral as máquinas domésticas são pequenas demais para lavar roupas de duvet (saco de dormir nem se fala), e os modelos com eixo de revolução vertical podem estragar o mesmo.

NUNCA lave a seco os produtos de duvet.

Veja abaixo as dicas que o escalador Luis Makoto Ishibe, distribuidor das marcas Black Diamond e Marmot no Brasil. O procedimento aqui descrito não é recomendação de nenhum fabricante e nem da noZica (empresa de Ishibe), distribuidora de produtos Marmot no Brasil. Se alguém for seguir o procedimento aqui descrito deve fazer por conta e risco próprio:

Eu já lavei produtos de duvet em casa, tanto jaquetas quanto saco de dormir. Para isso sempre escolho um dia quente e ensolarado (monitorado por meteorologia) e começo a lavagem bem cedo.

Eu utilizo um tambor de bom volume, normalmente posicionado no lado de fora do banheiro, puxando a mangueirinha do chuveiro para fora através da janela para poder ter água morna.

1-Dissolvo um punhado de sabão neutro no tambor com água morna e mergulho o produto de duvet, cutucando e girando com uma madeira sem farpa, tipo cabo de vassoura. Executo essa operação por cerca de 15 minutos.

2-Depois desse tempo eu esfrego com escova macia os locais que estavam mais sujos.

3-Volto a repetir a operação 1 por mais 10 ou 15 minutos.

4-Retiro o produto do tambor e deixo escorrer pendurado, enquanto encho o tambor com água morna limpa.

5-Efetuo o enxagüe no tambor utilizando uma vez mais o cabo de vassoura para agitar a água e certificar que o sabão está sendo removido.

6-Repito a operação 4 e 5.

7-Penduro o produto e jogo mais um pouco de água morna para escorrer.

8-Nessa hora o duvet está tão empapado que é quase desesperador. A impressão é que você estragou o produto definitivamente. Note que essa aparência é comum mesmo no processo utilizando máquina de lavar.

9-Então eu utilizo uma máquina de lavar normal apenas para centrifugar e tirar o excesso d’água. Se for produto com Dry Loft (da Gore Tex) ou outras tecnologias de impermeabilidade (incluindo MemBrain) evite a centrifugação.

10- Aqui começa o processo de secagem. Escolha um lugar bem ventilado na sombra para pendurar o produto.

11- Eu fico agitando o produto de vez em quando. Se tiver ajuda seguro nas pontas para esticar o produto e sacudir como se estivesse tirando poeira de um cobertor. Procuro mudar de posição para que a pluma empapada não fique sempre na mesma posição.

12- Depois de algumas horas repetindo o processo você vai reparar que as plumas começaram a soltar. Repito a operação “sacode poeira” várias vezes.

13- Quando a pluma já estiver readquirindo o volume, se ainda tiver sol, coloco de avesso e deixo tomar um pouco de sol.

14- Normalmente você não consegue secar um produto de duvet “ao natural” em um só dia. É importante recolher durante a noite, e deixar descansar sem sofrer nenhum tipo de compressão. Não guarde dentro de saco de transporte ou em local fechado ou apertado.

15- Continuo a secagem no dia seguinte, até ter certeza de que está totalmente seco.

Como escrevi anteriormente esse procedimento não é o recomendado por fabricantes de produtos de duvet. Mas aqui no Brasil temos dificuldade em encontrar um local que preste o serviço de lavanderia para esses produtos e a prática me mostrou que, pelo menos nas vezes que eu arrisquei, esse método funciona.

Se alguém for tentar é bom que seja advertido: é bastante trabalho. Mas se o seu duvet estiver sujo num nível insuportável talvez seja a solução.

VEJA MAIS:

:: Compre saco de dormir de pluma de ganso na Loja AltaMontanha

:: Compre jaquetas de pluma de ganso masculinas

:: Compre jaquetas de pluma de ganso femininas




Publicidade:


Serviços Especializados


Aventurista

Publicidade

Publicidade